Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Anvisa recomenda suspensão da temporada de cruzeiros após surto de Covid-19

Passageiros e tripulantes infectados com a covid.

Motivada pelos surtos de Covid-19 registrados em 02 navios em operação na costa brasileira e o cenário da pandemia com a variante ômicron, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão da temporada de cruzeiros marítimos. A sugestão foi feita em caráter provisório e de forma preventiva até que haja mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico.

A temporada das operações de cruzeiros na costa brasileira para 2021 e 2022 foi retomada em outubro do último ano, antes da notificação mundial da ômicron. Os estudos realizados até o momento apontam o rápido potencial de transmissão da nova variante e um possível escape de parte da proteção imunológica de vacinas e casos anteriores de Covid-19.

“A recomendação da Anvisa também considerou que, mesmo diante da elaboração de Planos de Operacionalização para a retomada da temporada de cruzeiros no âmbito dos municípios e estados, estabelecendo as condições para assistência em saúde dos passageiros desembarcados em seus territórios e para execução local da vigilância epidemiológica ativa, na prática têm sido observadas dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de casos positivos para Covid-19 em seus territórios”, afirmou a Anvisa por meio de nota.

Nessa semana, dois navios ficaram atracados nos Portos de Santos (SP) e de Salvador (BA) após surtos de Covid-19 entre viajantes. Ao menos 146 passageiros e tripulantes tiveram resultados positivos em exames para identificar a doença.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também