Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Uesc viabiliza projeto de micro crédito beneficiando empreendedores do Salobrinho e Frei Vantuir

Parceria da UESC na comunidade.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de nano e micro empreendedoras e empreendedores o Escritório de Projetos e Consultorias Econômicas (EPEC), do Departamento de Ciências Econômicas (DCEC), criou o projeto Aceleradora de Gastronomia de Ilhéus, com a execução através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O projeto é coordenado pelo professor João Carlos de Pádua, com o patrocínio do Assaí Atacadista. O primeiro passo é a seleção das famílias candidatas, em seguida, a equipe do Epec realiza a capacitação do grupo com oficinas nas quais abordam os vários aspectos sobre empreendedorismo. Depois de levantadas, individualmente, as prioridades são repassados a cada um, micro empréstimos financeiros visando a execução dos empreendimentos.

A operacionalização financeira é realizada pelo Instituto Ciclos de Sustentabilidade e Cidadania. Uma Ong cujos objetivos são a promoção do bem-estar humano e o desenvolvimento sustentável, por meio da promoção da cultura conservacionista, da cidadania ecológica e da inclusão sócio-produtiva de comunidades e pessoas que dependam dos recursos naturais para sua sobrevivência.

Dois grupos de nano e microempreendedores e empreendedores já foram formados. O primeiro, no bairro Salobrinho, composto por nove mulheres e um homem e o segundo, no Assentamento Frei Vantuir, no bairro Banco da Vitória, com dez mulheres e um homem. Eles já receberam a capacitação e terão acesso ao incentivo, em forma de empréstimo, de até R$ 1.500, que serão devolvidos à Ciclos em parcelas, após três meses de carência. Os recursos, depois de devolvidos, serão repassados para outros grupos.

Trata-se de uma estratégia visando o fortalecimento do tecido social através da geração de trabalho e renda, além de orientar e suavizar os impactos da pandemia da Covid-19 na comunidade. De acordo professor João Carlos de Pádua “o projeto oferece aos empreendedores a oportunidade de realização dos seus sonhos e nos impulsiona e aumenta a nossa responsabilidade para ampliarmos as nossas ações na área de abrangência da Uesc por meio de produtos e serviços de microfinanças e orientação empresarial, de forma sustentável, oportuna e de fácil acesso.”


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também