Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Mãe do blogueiro Chico Andrade é destaque na culinária afetiva

Dona Ana é proprietária do Restaurante Cacau

Em meio à cultura da culinária litorânea de Ilhéus, um restaurante vem tendo destaque na cidade. Em Ilhéus, capital nordestina do chocolate, o restaurante Cacau, localizado no centro da cidade, na praça de alimentação do Mercado de Artesanato, ao lado do SAC, tem ganhado relevância com o conceito de culinária afetiva. Criado em junho de 2001, o restaurante busca trazer a memória da comida feita pela avó, entretanto com a adição de receitas
diferenciadas.

A Cheff Ana Menezes encontrou no empreendedorismo uma receita para o fomento de seu talento. Ana foi uma das fundadoras, nos anos 90 do século passado, do Armazém do Cais, feira de artesanato localizada na Avenida Dois de Julho que deu origem ao atual Mercado de Artesanato de Ilhéus, reconhecido por lei como patrimônio cultural do estado da Bahia. “O segredo é sempre ser otimista. Minha primeira medida foi acreditar na força da cultura e da inovação, do uso da culinária como fator de transformação. A partir desse momento nasceu o projeto do Restaurante Cacau”, revela Ana.

O investimento inicial para o restaurante, após o pagamento das contas, foi de apenas R$ 80,00. Primeiramente, Ana foi “convocada” por amigas para preparar um almoço para elas, que secretamente já pensavam na criação do restaurante, tendo muito em mente o talento dela como cozinheira, uma vez que há muito, os salgados vendidos por Ana em feiras de negócios e turismo faziam sucesso. Ana Menezes conseguiu construir a identidade visual de seu negócio, além da divulgação de seu restaurante já com o nome criado.

Excelente culinária e bom atendimento, atraí clientes e turistas.

Com isso, os R$80,00 que sobraram foram sendo multiplicados à partir do momento em que ela criou o restaurante.

Ilhéus, uma cidade de menos de 160 mil habitantes, promove acontecimentos que grandes metrópoles impedem que aconteça. Pessoas que haviam frequentado o restaurante começaram a comentar sobre a qualidade da comida em outros estados do Brasil. A situação acabou trazendo mais clientela e repercussão para o restaurante, resultando no interesse de ilheenses e turistas.

Ana Menezes, com sua rica história pessoal e como empresária, cozinha os pratos do Restaurante Cacau e já foi tema de matérias em sites especializados em culinária e turismo.

A repercussão da comida afetiva do Restaurante Cacau poe em pauta a temática de culinária afetiva, responsável por seu destaque em Ilhéus. No Restaurante, é possível almoçar a saborosa e tradicional carne do sol artesanal assinada por Ana Menezes por apenas 15 reais. A iguaria é acompanhada por itens como farofa de banana da terra, feijão e batata frita. Hoje, mais que um restaurante para almoçar uma deliciosa comida caseira a preços acessíveis, o Restaurante Cacau representa uma agradável experiência para ilheenses e turistas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também