Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

UESC recebe Comenda dos 180 anos do CEE-BA

UESC, instituição pública em Educação.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi homenageada, na noite de segunda-feira (30), com a comenda alusiva aos 180 anos de fundação do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA). A cerimônia, realizada no Teatro Castro Alves, em Salvador, contou a história da gestão colegiada da Educação, que teve início na Bahia a partir da criação do que foi o primeiro Conselho de Educação do Brasil.

A Comenda é destinada às instituições e personalidades que se distinguiram por suas relevantes contribuições para o desenvolvimento da Educação no Estado da Bahia e no Brasil, eleitos e validados na 1169ª sessão plenária do Conselho, realizada no dia 09 de maio de 2022.

Além da Uesc, também receberam a Comenda, o Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Bahia), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme Bahia), a Universidade Católica do Salvador (UCSal), Universidade do Estado da Bahia(Uneb), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Também foram homenageados (in memoriam) Iracy Silva Picanço; Adeum Hilário Sauer (ex-secretário de Educação da Bahia e ex-professor da Uesc ); Anísio Spínola Teixeira; Edivaldo Machado Boaventura (ex-secretário de Educação); Jônatas Conceição da Silva e Valmir Almeida Sampaio; servidores e colaboradores do Conselho Estadual de Educação.

Homenagem a uma das maiores instituições de ensino.

O reitor da Uesc, professor Dr. Alessandro Fernandes de Santana, foi escolhido para representar os reitores homenageados na solenidade, destacou que “em pleno século 21, as universidades brasileiras têm que defender a sua própria existência diante de uma situação de negacionismo por uma parcela da população brasileira; parece que a relatividade do tempo pode ser estampada aqui. É preciso sim, defender a educação e ciência para garantirmos a soberania desta nação”.

Alessandro Fernandes ressaltou que “a homenagem do CEE a Uesc é fruto do trabalho de toda comunidade acadêmica ao longo de sua história. É o reconhecimento à dedicação de servidores e servidoras (docentes e técnicos administrativos), discentes e todos àqueles que acreditam nos resultados da ciência em benefício da população em geral”.

CEE Bahia – Criado na Bahia em 25 de maio de 1842, foi o primeiro conselho de educação do país, ainda no Brasil Imperial do Século XIX. Órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado baiano, o Conselho Estadual de Educação estabelece regras para todas as escolas das redes estaduais, municipais e particulares, sejam elas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional, presencial ou a distância. Também cabe ao conselho guiar as instituições de ensino superior públicas, bem como habilitar seus cursos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também