Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Nota de Repúdio da Associação dos Enfermeiros Efetivos de Ilhéus

Enfermeiras realizam ato nas escadarias do Palácio do Paranaguá.

Cansados de aguardar que o Sindicato dos Servidores Municipais de Ilhéus, o SINSEP, cumprisse seu papel de representante dos trabalhadores, a Associação dos Enfermeiros Efetivos do município tomou a iniciativa de fazer e buscar aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração, de forma a garantir a reparação da defasagem salarial, sofrida ao longo dos anos. Este processo já vem acontecendo há cerca de 2 anos e até o momento não conseguimos nada de concreto da atual gestão. Só promessas e nada mais!!

Expostos a más condições de trabalho, permanecendo em unidades insalubres, sem ventilação, com paredes recobertas de fungos, expostos à diversos agentes contaminantes (a exemplo do vírus da covid-19), em locais de trabalho sem segurança e por vezes sem estrutura física decente para atender às necessidades fisiológicas durante sua jornada de trabalho, os enfermeiros são os únicos profissionais da saúde de nível superior que permanecem em seus postos de trabalho por todo o turno! Ainda assim, seguimos sem o devido reconhecimento por parte da gestão.

Consideramos necessário trazer ao conhecimento da sociedade ilheense, que mesmos expostos constantemente a agentes contaminantes, alguns desses profissionais sequer recebe o adicional de insalubridade conforme previsto em lei e, os que recebem, não é incidido sobre o salário base, como previsto em acordo sindical publicado no diário oficial de 27 de setembro de 2021. Portanto, nos perguntamos: qual o papel do sindicato nesse processo? Por que mesmo constando no acordo sindical, nenhum movimento por parte da instituição foi percebido, no sentido de fazer cumprir esse direito aos servidores?

Mesmo após manifestações em praças públicas, entrevistas em rádios, publicações em blogs e reuniões com a gestão onde estiveram presentes o prefeito, o vice Prefeito, o sub procurador e o representante do SINSEP, nada foi melhorado. São 11 meses de tratativas diretas e o único saldo positivo foi de 1 único enfermeiro que passou a receber a insalubridade sobre o salário mínimo, referente ao mês de julho. O que percebemos são palavras soltas, promessas não cumpridas, morosidade, e nada mais.

Finalizamos registrando ainda nossa indignação frente ao presidente do SINSEP, que tratou nossa comissão representativa com descaso e indiferença, em reunião com chefe da casa civil. Apesar de sermos também sindicalizados, a categoria não se sentiu representada, e mesmo inclusive deixou a reunião antes do término, sem ao menos assinar a ata redigida naquele momento.

A enfermagem de Ilhéus ESTÁ CANSADA de tanto descaso!

Que os aplausos proferidos no período crítico, se converta em reconhecimento e valorização profissional!

PRECISAMOS SER TRATADOS COM A DIGNIDADE QUE MERECEMOS!

Agradecemos a atenção e contamos com o apoio e solidariedade de todos!!


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também