Queridas famílias,
Escrevemos esta carta com o compromisso de manter vocês sempre informados(as) e com o respeito que nossa parceria merece.
Nesta sexta-feira, 04/07/2025, não haverá aula nas escolas da rede municipal de Ilhéus. Esta paralisação é um ato de alerta e mobilização dos trabalhadores da educação, diante da postura da gestão municipal de não cumprir integralmente os direitos da categoria.
Apesar de reconhecer o reajuste do piso nacional para professores, o governo municipal se recusa a pagar o retroativo de janeiro a junho, o que representa um descumprimento da lei e uma desvalorização concreta do trabalho já realizado.
Além disso, os profissionais não docentes — como merendeiras, porteiros, auxiliares e serviços gerais — não estão recebendo o reajuste integral previsto com base no salário mínimo nacional, o que impacta especialmente os que recebem os menores salários da rede. Esta sendo oferecido a esses profissionais um indice menor, o que vai achatar a plano de cargos dos mesmos.
Tudo isso acontece mesmo sem haver bloqueios nos recursos da educação, como a própria gestão admitiu. A alegação de que “a folha está inflada” não se sustenta quando vemos milhões em subsídios para empresas privadas e nomeações em cargos com altos salários.
Por isso, essa paralisação é um chamado à reflexão:
- A escola pública só existe porque há profissionais que a sustentam todos os dias.
- Lutar pela valorização desses profissionais é lutar por uma educação de mais qualidade para todas as crianças.
Pedimos a compreensão e o apoio de vocês. Nosso objetivo não é prejudicar, mas garantir que a escola funcione com justiça, dignidade e respeito a todos.
Seguiremos abertos ao diálogo e reafirmando nosso compromisso com o bem-estar e a aprendizagem das crianças.
Mas também seguimos firmes na luta pelos direitos de quem constrói, com amor e esforço, a educação pública de Ilhéus.
Com respeito e esperança,
Profissionais da educação do Município de Ilhéus.