O Sinfespu-Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Una, protocolou em 26 de abril do ano em curso, na Câmara de Vereadores, uma denúncia por Ato de Improbidade Administrativa contra a Prefeita Diane Brito Rusciolelli (PT). Confira a denúncia, Clique aqui. A situação é acerca do procedimento administrativo que beneficiou o primo da Prefeita de Una e demais servidores ligados ao seu grupo político, com aumento de salários sem autorização do Poder Legislativo.
O Sindicato encontrou informações nos relatórios do TCM-Tribunal de Contas dos Municípios, que em dezembro de 2014, a Prefeita alterou os salários de seus correligionários políticos, acrescentando ao salário-base de cada um deles a quantia de R$ 500,00 (Quinhentos Reais), referente a 27,78% como aumento de salário, valor este, muito acima do índice de inflação do período, e fora da realidade dos aumentos propostos para as demais categorias.
Este índice de 27,78% concedido aos correligionários da Prefeita em 2014, jamais foi oferecido aos demais servidores. Neste mesmo ano, iniciaram uma negociação entre o Sindicato Sinfespu e Executivo para recomposição das perdas inflacionárias dos servidores, sendo porem, veementemente rejeitadas pela Prefeita, dizendo ela, que o índice de pessoal do município, não suportaria nem mesmo um centavo de aumento. Mesmo com a possibilidade de enfrentar uma greve geral, a mesma não iria autorizar nenhum reajuste para as categorias naquele ano.
CÂMARA ABRE UMA CPI PARA INVESTIGAR A PREFEITA DIANE
Em 10 de maio, na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, foi aberto um CPI- Comissão Parlamentar de Inquérito. Confira a Resolução da CPI, Clique aqui.
A CPI tem a finalidade de investigar a Prefeita pela prática de ato contrário ao artigo 37, inciso X da Constituição Federal e Art.17, inciso IX da Lei Orgânica e ato vedado pelo Art. 10 incisos I, IX e XII da Lei 8.429/92.