Em ação conjunta envolvendo IBAMA sede de Ilhéus, CIPPA/Porto Seguro, através do 2º Pelotão de Ilhéus e a Delegacia de Proteção Ambiental de Ilhéus, realizaram nesta quinta-feira, 10, fiscalização na Baia de Camamu visando coibir a pesca irregular mediante artefato explosivos. As ações foram concentradas em revistar as embarcações pesqueiras para identificar a utilização de bombas na pesca, bem como sinais de peixes apanhados mediante essa prática.
Como fruto da fiscalização foram apreendidas duas embarcações e seus condutores, que foram flagrados com cerca de 08 bombas artesanais; 3 metros de estopim e quase 50kg de peixes mortos. Em diligência complementares e com a informações dos pescadores presos, a equipe deslocou até uma residência que foi apontado como um dos locais de venda de bombas para pesca.
No imóvel foram encontrados 24kg de pólvora ensacadas em embalagens de 01 e 1/2kg e 10kg; 01 balança de precisão; 15 metros de estopim (pavio); 07 capsulas de cal. 36; 03 animais silvestres abatidos e a quantia de Rs 997,00 em espécies proveniente da comercialização dos produtos. Todo material e os conduzidos foram apresentados na delegacia local a 5º COORPIN de Camamu.
A pesca com bombas é uma das ações antrópicas mais danosas a vida marinha. O efeito devastador causado pela programação sonora mata peixes, corais e algas. Um trabalho de educação ambiental junto as comunidades ribeirinhas visa reduzir essa prática e alertar os pescadores sobre as perdas ambientais. Mais fotos da ação no leia mais.