O Conselho da Alimentação Escolar em visita as escolas do município de Ilhéus, constatou que em várias escolas da rede municipal de ensino, os alunos estão sem alimentação escolar. A grave irregularidade foi detectada pelos conselheiros ainda no governo do ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), resultando em prejuízos insanáveis para administração do prefeito Mário Alexandre (PSD).
Além da falta de merenda escolar, os conselheiros flagraram também vários alimentos vencidos e estragados, armazenados de forma irregular e com a presença até de roedores. As atrocidades ocorreram na gestão dos ex-secretários de educação, Marlúcia Mendes (PC do B), e Paulo Moreira.
O Conselho de Alimentação Escolar de Ilhéus realizou diligências nas seguintes Unidades de Ensino: Escola Professor Paulo Freire, do fundamental 1, Escola Themístocles Andrade, do fundamental 2, Escola de Vila Nazaré, Heitor Dias e IME. Nessas escolas, o Conselho descobriu vários fardos de arroz, carnes, biscoitos e pilhas de pacotes de salsichas, que sequer foram abertos, porém se encontram fora da realidade. Uma discrepância deslavada com o dinheiro público.
Antes mesmo de ter sido feita as visitas nas escolas, por parte do CAE, a secretaria de Educação do governo Mário Alexandre tomou conhecimento da situação, através do processo de transição, que ocorreu no mês de dezembro. As medidas cabíveis já estão sendo tomadas pela Procuradoria Jurídica do Município.