Na noite da segunda-feira (11) no Teatro Municipal de Ilhéus, aconteceu uma cerimônia de adesão do município ao Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial da Bahia. Uma união entre o Governo do Estado e a prefeitura de Ilhéus, intensificará compromissos para a implementação das políticas públicas com recorte étnico-racial e garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais que compõem a população ilheense. A Câmara de Vereadores de Ilhéus se fez presente no evento através de Makrisi Sá, Gil Gomes e Pastor Matos.
Durante o ato, prestigiado por representantes de segmentos afrodescendentes, indígenas e grupos tradicionais, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, destacou que a participação do município no Fórum de Gestores, coordenado pela pasta, amplia o trabalho de combate ao racismo e à intolerância religiosa, também como uma estratégia de interiorização das políticas afirmativas. “O Estado brasileiro reconhece, após longa trajetória e demandas do movimento negro, que o racismo estrutural existe, constatação que provocou uma série de medidas, a exemplo da criação de marcos legais e organismos governamentais voltados às políticas reparatórias. Esta cooperação somará ao esforço pela ampliação de ações afirmativas”.
Já o vice-prefeito José Nazal afirmou que as medidas vão contribuir para o empoderamento e atendimento aos segmentos tradicionais da população, presentes de forma expressiva em Ilhéus, a exemplo de indígenas e comunidades de terreiros. “Beneficiará, sobretudo, os nossos povos originários desrespeitados historicamente com relação aos seus direitos. Construiremos diálogos para atuar, de forma alinhada com o Governo do Estado, na busca da melhoraria da vida desse povo”.