Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Matamba Tombenci Neto recebe roda de conversa sobre saúde nos terreiros tradicionais, em Ilhéus

Mauro Nunes, babalorixá.
Mauro Nunes, babalorixá.

Como parte da programação do Novembro Negro da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, o Terreiro Matamba Tombenci Neto recebe na segunda (27), às 14h30, a roda de conversa “A promoção e a prevenção à saúde nos espaço dos terreiros tradicionais”, com a presença de Mauro Nunes, sanitarista, babalorixá ligado ao Terreiro da Casa Branca/Salvador, ativista humanitário internacional pelos Médicos Sem Fronteiras.

O evento pretende discutir, especialmente com alunos de cursos da saúde da  Uesc e clientela dos projetos sociais do Terreiro Matamba Tombenci Neto, povos de Terreiro de Ilhéus,  a integralidade de sistemas terapêuticos e o terreiro como uma opção terapêutica. “Sensibilizar a amplitude e a complexidade destas ações religiosas em religiões de matriz africana aos processos de curas, como uma prática cultural e de resistência de grupos negros no Brasil”, explica Nunes.

O palestrante possui também o título de Chief Ba’Wosan (Baba Iwosan – uma espécie de “Pai dos Cuidados de Saúde da Comunidade”) de Apapa & Imorè, uma parte de Lagos – Nigéria. Além te recebido, ano passado, durante a 17ª Conferência Internacional de Ética em Enfermagem, o Prêmio Direitos Humanos e Enfermagem, concedido pela Universidade de Surrey (Inglaterra) a profissionais de enfermagem reconhecidos pela atuação e compromisso com o respeito aos direitos humanos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também