Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Deputado Federal Marcelo Nilo concede entrevista exclusiva ao Site Fábio Roberto Notícias

Marcelo Nilo, dep. federal pela BA.
Marcelo Nilo, dep. federal pela BA.

Nesta terça-feira (07), o Site Fábio Roberto Notícias, entrevistou o deputado federal José Marcelo do Nascimento Nilo, mais conhecido como Marcelo Nilo (PSB).

Natural da cidade de Antas, Marcelo Nilo tem 64 anos, engenheiro e exerceu o mandato de deputado estadual no período de 1991 a 2018. Na eleição de 2018, o parlamentar obteve 115.277 votos. 

Confira a entrevista na íntegra a seguir: 

Site Fábio Roberto Notícias: Como o senhor avalia o primeiro ano de mandato no Congresso Nacional?

Dep. Marcelo Nilo: Primeiro que estou muito satisfeito como deputado federal, porque o voto do deputado federal muda a vida das pessoas, ou para o bem ou para o mal, e o voto tem mudança na vida de todos os cidadãos, diferente do voto do deputado estadual, é mais uma pessoa que atenda as demandas, vai na secretaria de estado arranjar uma obra, no gabinete do governador pedir a recuperação de uma estrada, enfim, já o voto do deputado federal tem influência no dia a dia do brasileiro, contudo, estou muito satisfeito, é óbvio que passei o ano de 2019 aprendendo, já que fui deputado estadual durante 28 anos, e hoje sou federal, consequentemente é uma situação completamente diferente uma da outra, aprendi muito como deputado federal em 2019 e espero fazer um bom mandato em 2020.

FRN: Ainda em relação a 2019, qual é a sua opinião acerca das ações do governo federal na Bahia?

Marcelo Nilo: É óbvio que o Jair Bolsonaro não gosta dos nordestinos. Essa semana, chamou todos nós de Paraíbas, essa semana também chamou os cearenses de cabeça grande, uma pessoa que realmente não tem respeito, apreço e nem consideração ao povo nordestino, então, ele não ajudou os nordestinos. O governo do estado passou o ano de 2019 com o pires na mão e não recebeu nada do governo federal. As obras que Rui Costa está fazendo são recursos dos governos anteriores e com recursos próprios, Rui Costa em minha opinião é um dos maiores gestores que conheci na vida, está fazendo um excelente governo, mas o Bolsonaro não ajudou o povo nordestino em especial, o povo baiano, consequentemente, passamos um ano com dificuldades. 

FRN: Vamos falar agora sobre a sucessão municipal de 2020. O PSB irá concorrer as prefeituras municipais de Ilhéus/Itabuna? 

Marcelo Nilo: Olha, nós temos um pré-candidato a prefeito em Ilhéus com chances de crescer, que atualmente, é suplente de senador da República e nosso querido amigo Bebeto Galvão, que foi um grande deputado federal, atuante sindicalista, fez um excelente mandato como deputado, mas preferiu sair suplente do senador Jaques Wagner. Como Wagner provavelmente, vai ser o candidato a governador em 2022, Bebeto tem grande chance de ser Senador da República, mas antes de 2022 tem 2020, ele [Bebeto] é pré-candidato a prefeito, o partido vai apoiar, vai ajudá-lo, como também temos o amigo Antônio Carlos, que é o nosso pré-candidato a vereador pelo PSB de Ilhéus, que ajudou na minha eleição, e eu tenho o dever e a obrigação de ajudá-lo politicamente na eleição desse ano. 

FRN: Em relação a cidade de Itabuna, O PSB terá candidatura própria ou vai apoiar alguém?

Marcelo Nilo: O PSB de Itabuna tem uma relação mais próxima com a deputada federal Lídice da Mata, que é a presidente estadual do Partido, eu não acompanho o PSB de Itabuna, mas, eles estão liberados para fazer alianças com os partidos da base do governo Rui Costa, porque nós apoiamos os partidos da base do Governador, afinal de contas, nós somos um partido aliado com governo Rui, e temos o dever de ajudar aqueles da nossa base, espero que o PSB de Itabuna faça aliança com partidos da base. 

FRN: Na qualidade de deputado federal e legitimo representante dos baianos no Congresso Nacional, como o senhor descreve as ações do governador Rui Costa na região cacaueira?

Marcelo Nilo: O governador tem trabalhado muito por toda a Bahia, ou seja, em Ilhéus, eu passei as festas de réveillon em Olivença e, constantemente, eu passava diariamente nessa ponte que está sendo construída, está ficando belíssima e que deverá inaugurar nos próximos dias, então ele [Rui] tem serviços prestados, além de provavelmente vai ser iniciado esse ano, a duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna, oriunda de recursos próprios e fruto de emendas parlamentares da maioria dos deputados baianos. O governador tem uma relação muito forte com a região do cacau, inclusive está empenhado na construção da Ferrovia Oeste/Leste, que sem dúvidas alguma será a porta de entrada do desenvolvimento e na geração de emprego e renda, beneficiando todo sul da Bahia. Eu diria a você, Fábio Roberto, como muito carinho, que Ilhéus, Itabuna e toda região estão no coração do governo do estado da Bahia. 

FRN: Para o ano de 2020 deputado, o Senhor pretende inserir emenda parlamentar na região cacaueira?

Marcelo Nilo: Eu coloquei parte de uma emenda minha na construção da rodovia Ilhéus/Itabuna, eu tenho uma relação profunda com a região, apesar não ser amplamente votado na região, mas eu tenho alguns municípios que gosto de fazer política como, Itajuípe, Buerarema, Pau Brasil, Coaraci, Ubaitaba, Ubatã, apesar de ter obrigação nos 417 municípios, o qual represento e defendo lá em Brasília. 

FRN: O senhor está satisfeito com o primeiro ano no Congresso Nacional e o que os baianos podem esperar do deputado Marcelo Nilo em 2020?

Marcelo Nilo: A política ela é dinâmica, nesse ano de 2020 teremos eleições para prefeitos e vereadores, daqui a 02 anos teremos novamente para deputado estadual, federal, senador, governador e presidente, eu quero ser candidato a governador, em 2022, para isso eu tenho que ter as condições objetivas, não é uma tarefa fácil, porque o PT só gosta de apoiar o PT isso é fato, mas se Jaques Wagner for o candidato a governador eu apoiarei com maior prazer, mas se não for o Wagner eu tenho o interesse de sair candidato a governador pelo PSB, mas tem muita água para passar debaixo da ponte, importante agora é trabalhar pelos cidadãos e cidadãs. Na realidade você só pode ser político ser gostar de gente, se você tiver noção exata do seu papel perante a sociedade, você só deve ser político se na sua veia correr a vontade de servir o próximo. Eu sou deputado federal, tenho vontade de ser candidato a governador, mas pra isso tem que ter três fatores: Deus, se Deus quiser eu serei candidato a governador, segundo, eu ter vontade de ser candidato e achar que está preparado, e estou preparado, e tenho vontade de governar a Bahia, e terceiro, vai depender do povo para me eleger como governador de todos. Deixo um beijo no coração e feliz 2020 para o meu povo do sul da Bahia!  


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também