
Um vídeo feito na manhã desta sexta-feira (5) mostra um ônibus do transporte coletivo da empresa Viametro, linha 44 Teotônio Vilela/Hernani Sá, lotado de passageiros. As imagens mostram passageiros utilizando corretamente a máscara, porém sem condições de respeitar o distanciamento mínimo exigido pelas autoridades de saúde, de 1,5 metro.
Conforme a autora do vídeo, que preferiu não se identificar, a situação está acontecendo todos os dias, principalmente pela manhã, quando as pessoas estão indo para o trabalho e outros compromissos, e são submetidos ao sério risco de contaminação.
Segundo a passageira, o medo de ser infectada pela covid-19 dentro do coletivo é grande. “É desconfortável essa situação que enfrento todos os dias. Evitei ao máximo pegar ônibus, mas agora não tenho mais como, porque preciso trabalhar. Como usuária do transporte coletivo peço à SUTRAM e aos demais órgãos de trânsito do município, a fiscalização permanente das empresas de ônibus”, reclamou.
Em Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre editou Decreto no ano passado limitando em 14 passageiros em pé para tentar conter o avanço da Covid-19, mas por falta de fiscalização ou talvez por desinteresse do setor de fiscalização da SUTRAM, as empresas desrespeitam às normas sanitárias e continuam impunes.
Vídeo: