A prefeita Monalisa Tavares, mais conhecida como Mona, protocolou nesta segunda-feira (12) na procuradoria do Ministério Público Federal de Ilhéus uma denúncia contra o ex-prefeito Lula Brandão.
O motivo para a denúncia, segundo documentos a que o Grupo Ibicaraí teve acesso, seriam devido a irregularidades nos valores informados em folhas de pagamento destinadas à apuração das contribuições previdenciárias dos servidores segurados e do empregador/empresa (INSS patronal) destinadas à previdência social, à luz dos valores confessados nas GFIPS emitidas e quitadas pelo município.
As supostas irregularidades teriam ocorrido no período entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019. O MPF recebeu como “notícia de fato” a denúncia de Monalisa, registrando que no decorrer da ação fiscal número 15588-720.273/2021-21, ficou constatado que os valores repassados à autarquia previdenciária à luz dos valores confessados nas guias de PASEP emitidas e quitadas pelo município foram recolhidos à menor em desfavor do INSS e a ser quitada pelo município no valor de R$ 1.490.326,66.