Em acompanhamento às medidas adotadas pelos governos para minimizar os impactos causados pelas intensas chuvas no Sul da Bahia e demais regiões do estado, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município de Ilhéus, Soane Galvão, destacou a união entre os governos federal, estadual e dos gestores municipais para salvar vidas e ajudar as pessoas atingidas.
“A situação é drástica com essa calamidade que atinge 72 cidades baianas em situação de emergência pelo alto índice de chuvas. Recebemos nosso governador Rui Costa, o Senador Jaques Wagner e o Ministro da Cidadania João Roma, do governo federal, entre demais autoridades, aqui em Ilhéus, em várias reuniões na base do posto avançado de coordenação criada em nosso município, no Colégio da Polícia Militar (CPM) Rômulo Galvão, para o gerenciamento dessa crise que abala inúmeras famílias baianas”, declarou Soane Galvão, em coletiva.
Soane externou solidariedade às famílias vulneráveis e também agradeceu pela união de esforços tanto da iniciativa pública, quanto privada. “Nossa gratidão aos governos nesta super mega tarefa que envolve os sistemas de defesa civil, assistência social, saúde, infraestrutura e forças de segurança de todas as instâncias. Nossa prioridade é resgatar as pessoas vulneráveis das áreas de risco e difícil acesso, disponibilizando equipes, com toda a logística e alimentos para auxiliar os afetados. Da mesma forma, agradeço aos voluntários, a rede de empresários que doaram 5 mil toneladas de alimentos, grupos de jet ski e pessoas solidárias que se colocaram a disposição com muita boa vontade. A união dos governos e solidariedade de doadores ajudam a salvar vidas”.
Em Ilhéus, até o momento são 300 desabrigados, que foram alojados pelas equipes e distribuídos em 15 unidades escolares do município. “Temos ainda muito ainda o que fazer. Nesse primeiro momento, o nosso trabalho é o de resgatar as pessoas que estão em dificuldades. Depois, a outra etapa é de prover a sustentabilidade e continuidade à vida, com assistência social à essas pessoas que perderam suas casas e pertences”, completou Soane.
Interessados em auxiliar as pessoas atingidas pelas chuvas, têm a opção de fazer transferência financeira ou depósito em conta da Prefeitura criada exclusivamente para receber doações de recursos para conversão em alimentos, produtos de higiene, insumos e afins. Banco do Brasil Agência 0019-1, Conta Corrente 81998-0, CNPJ 13.672.597/0001-62.
Em caso de emergência em Ilhéus, risco, alagamentos, deslizamentos de terra, principalmente em altos, morros e terrenos de encostas, se deve ligar para os números: (73) 98836-2753 ou (73) 99907-2418.