Profissionais em saúde lotados no Hospital Regional Costa do Cacau, fizeram uma denúncia gravíssima de que as luvas de borracha que são utilizadas pelos técnicos de enfermagem, enfermeiros e outros trabalhadores, estão sendo reaproveitadas. Eles afirmam que as luvas são lavadas com sabão e álcool em gel e, em seguida, são devolvidas aos profissionais de saúde para uso, o que segundo eles, estão correndo sério perigo de contaminação, pelo fato do hospital está com elevado número de pacientes infectados pela gripe e covid-19.
“A gente está usando a mesma luva durante todo plantão em pacientes com diferentes tipos de doenças. Não temos condições de trabalhar com segurança dessa maneira. Isso é inadmissível, uma cidade como Ilhéus os profissionais de saúde estarem passando por essa situação. Tem horas que a gente fica sem luva. Já procuramos as coordenadoras e falam que não há previsão para chegar no hospital, denuncia uma servidora, que é enfermeira e não quer se identificar por medo de represália ou demissão por justa causa.
Nos grupos de Whatsapp os funcionários alertam a população, acerca da superlotação e o cenário de guerra no Costa no Cacau.
“Atenção população de Ilhéus e da região! Peço a todos que redobrem os cuidados, pois estamos vivendo um cenário de guerra no hospital, igual há 2 anos com o advento da pandemia. UTI e enfermaria lotadas, emergência superlotada, pessoas chegando já muito grave com desconforto respiratório, Equipe reduzida e trabalhando doente, muitos óbitos, inclusive de pessoas jovens. Médicos tendo que reanimar dois pacientes ao mesmo tempo. Que Deus tenha misericórdia de nós”!
O Site Fábio Roberto Notícias está aberto para o contraditório e ampla defesa do Hospital Regional Costa do Cacau, se achar necessário.
Cumpre salientar que, o nome da assistente social foi retirado da matéria, a pedido da filha identificada por Clara.