Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Mulheres na Politica: representatividade e empoderamento

Profº Emenson Silva.

As mulheres ocupam menos de 10% das cadeiras nas Assembleias Legislativas em alguns estados brasileiros, e essa triste realidade também ocorre na ALBA- Assembleia Legislativa da Bahia, essa baixa representatividade feminina no legislativo estadual é desencadeada por diversos fatores: culturais, políticos, sociais e econômicos. Alguns afirmam culturalmente que, as mulheres são educadas para cuidar e os homens para prover, precisamos mudar essa forma de pensar e quebrar esses paradigmas.

Outro fator importante está no sistema politica partidário, pois para muitos presidentes de partidos as candidaturas femininas são inviáveis, podemos garantir que esta não é a forma correta de observar. Para revertemos a crise de representantes femininas na Assembleia Legislativa da Bahia precisamos sensibilizar e preparar CANDIDATAS em nosso município, para que elas exerçam suas candidaturas com protagonismo, coragem e vontade politica de realizar.

A trajetória da igualdade de gênero é um caminho cheio de curvas e obstáculos, e é muito fácil perceber a forma como as mulheres são tratadas e vistas socialmente, por exemplo, com quantas mulheres você trabalha? Quantas exercem cargos de liderança? Qual o papel social delas? As suas opiniões, ideias e atitudes são válidas? A responsabilidade na luta contra a desigualdade de gênero deve ser também de todos os homens, precisamos romper algumas barreiras, e a principal delas é compreendermos o real significado da mulher na sociedade e na política, lutando por direitos, oportunidades iguais, poder e liderança.

Ilhéus necessita ter uma representante mulher ocupando uma cadeira na ALBA- Assembleia Legislativa da Bahia, pois já estamos em 2022 e nenhum Estado alcançou a Igualdade de Gênero. As representantes femininas continuam sendo espremidas em apenas um pequeno espaço nas mesas de poder. Segundo os dados levantados pelo TSE- Tribunal Superior Eleitoral as mulheres representam 52,49% do eleitorado e mesmo diante desta realidade temos pouquíssimas mulheres ocupando espaços nas relações de poder.

E quais são as expectativas para as eleições 2022? Ilhéus precisa voltar a ter voz e vez no Poder Legislativo Estadual assim, precisamos que uma voz feminina volte a ecoar no Parlamento do Estado. E para estancarmos essa crise de representatividade vamos rumo as eleições 2022, que as mulheres ilheenses sejam sensibilizadas para votarem em mulheres “mulher vota em mulher” e para aqueles que desejam debater se as mulheres devem entrar na política nos mesmos tempos que os homens, só posso dizer que vocês estão 100 anos atrasados pois as conquistas do passado devem ser fortalecidas, precisamos avançar enquanto sociedade e as mulheres precisam ocupar espaço de uma vez por todas e pôr fim à sub-representação das mulheres nos espaços de poder e decisões.

Professor Emenson Silva

Coordenador do Curso Gabaritando


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também