A Executiva estadual do PT se reúne nessa sexta-feira (4) para decidir se anuncia o apoio a candidatura do senador Otto Alencar (PSD) ao governo da Bahia. A desistência de Jaques Wagner (PT) foi anunciada oficialmente na terça-feira (1).
Presidente estadual da sigla, Edén Valadares informou que o partido ainda está dividido entre uma candidatura própria ou o apoio a Otto.
“Há quem defenda a tese da candidatura própria e há também quem acredite que o apoio ao senador Otto, leal aliado de longa data, seja o melhor caminho”, declarou por meio de nota. “Não gosto de antecipar decisões e busco sempre expressar a opinião coletiva e formal do PT. Temos uma tradição de construção coletiva, valorização da democracia interna e respeito às instâncias. Vamos aguardar o desenrolar das reuniões”, completou.
Na quarta-feira (2), a Coordenação Estadual do PT de Todas as Lutas na Bahia, corrente interna do Partido dos Trabalhadores, anunciou voto favorável à pré-candidatura do senador. Sem Wagner, o PT chegou a realizar pesquisas internas para avaliar outro nomes da legenda. o secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Luiz Caetano (PT) e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, foram cotados.
Caetano, no entanto, descartou a possibilidade. Por meio de nota, ele afirmou que o nome do candidato ao governo surgirá de um grande consenso do grupo liderado pelo governador Rui Costa, pelos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, e pelo vice-governador João Leão, além dos demais partidos, a exemplo do PSB, PC do B e Avante.