Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Março Mulher na OAB de Ilhéus

OAB de Ilhéus Mulher.

A OAB Subseção de Ilhéus realizou nesta sexta, 11 de março, em seu auditório, um ciclo de palestras em comemoração ao mês da mulher. O evento, voltado para as advogadas, contou com um expressivo número de participantes e pode ser acompanhado em tempo real nas plataformas virtuais (Youtube/Instagram). Duas palestras foram ministradas com temáticas alusivas à mulher dentro do recorte histórico das conquistas profissionais, afetivas e inserção nos espaços de fala e visibilidade.

A psicóloga Carla Mendonça Paraíso, apresentou em seu temário: Dor e amor na relação com o masculino. O tema desenvolvido pela psicóloga, traz a narrativa da mulher contemporânea e suas lutas nas relações pessoais e afetivas, buscando a harmonia de suas interações. “A dor ancestral das mulheres em relação ao masculino nos revela a necessidade de construir uma parceria com os homens ao invés de uma relação de disputas e conflitos. Nosso momento é de harmonizar e entender cada espaço”. Pontuou a Dra. Carla Mendonça Paraíso.

A advogada e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Seccional Bahia, Dra. Daniela Portugal, em sua palestra, falou do momento disruptivo na advocacia quando duas mulheres assumem pela primeira vez a direção da OAB-BA depois de 90 anos e, ressaltou o trabalho da construção coletiva que antecedeu esta vitória e das parcerias masculinas que contribuíram para esta conquista. “O feminismo não é uma disputa de mulheres contra homens, é uma luta de mulheres e homens contra o patriarcado! Temos hoje um coletivo engajado em construir um novo paradigma para uma advocacia mais plural e com mais representatividade, não apenas em gênero, mas também racial, pois, é importante destacar a presença de mulheres negras na nossa diretoria. Objetivamos agora, fazer da OAB uma instituição cada vez mais aberta e democrática”. Destacou Dra. Daniela Portugal.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Ilhéus, Dra. Talita Magalhães, uma das organizadoras do evento, destacou a importância deste fórum de discussão e a integração da advocacia feminina. “Este é um evento destinado a reivindicação de direitos e celebração de conquistas! Um espaço importante para a mulher advogada interagir e discutir seu papel como cidadã e profissional”. Pontuou a Dra. Talita Magalhães.

Participou também do evento, a Dra. Liane Cruz, membro da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB-BA. “As palestras abordam temas pontuais e necessários! É fundamental que exista uma quebra de paradigmas, no sentido de compreendermos que, muito mais do que celebrar ou comemorar, hoje é um dia de importante reflexão acerca do papel da mulher na sociedade”. Destacou a Dra. Liane Cruz.

A Vice-presidente da OAB de Ilhéus, Dra. Wanessa Gedeon, integrante da comissão organizadora do evento destacou: “Hoje é um dia muito especial para celebrarmos as nossas conquistas, mas também é um dia de reflexão! Precisamos trazer para o debate público as desigualdades em prejuízo das mulheres. Precisamos seguir lutando não apenas pela eliminação de toda forma de violência, discriminações sociais, legislativas, mas sobretudo, pela necessidade que se impõe às mulheres de serem titulares dos direitos conquistados. Isso implica na promoção constante do desenvolvimento das mulheres para construirmos uma sociedade verdadeiramente livre, plural e democrática”.

“Este evento, além de celebrar as conquistas já alcançadas pelas mulheres, ressalta a importância de estarem, cada vez mais, ocupando espaços que são delas por direito. Ainda assim, sabemos que a luta é constante e é fundamental que homens compreendam essa causa, para que juntos, busquemos a garantia da igualdade nas relações de gênero”. Finalizou o Presidente da OAB Subseção de Ilhéus, Dr. Jacson Cupertino.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também