Nesta sexta, 03 de junho, a OAB Subseção de Ilhéus, realizou em sua sede o manifesto de Desagravo em favor dos advogados, Dr. Jacson Cupertino e Dr. Reinaldo Weber, que sofreram uma abordagem policial truculenta e desproporcional, ocorrida em março do ano em curso. A defesa ostensiva das prerrogativas da advocacia as quais, comprovadamente violadas e devidamente denunciadas ao colégio competente, foi feita com uma expressiva participação da advocacia da região.
A presidente da OAB Seccional Bahia, Drª Daniela Borges, solidária aos colegas agravados, fez um discurso austero na defesa da classe e comprometido no combate desta prática, que está tornando-se rotineira em todo o país. Além da diretoria da OAB-BA, o presidente da CAAB – Caixa de Assistência à Advocacia da Bahia, Dr. Mauricio Leahy, também se manifestou contrário às agressões sofridas pelos colegas e hipotecou a solidariedade institucional na luta contra todo o tipo de arbitrariedade.
“Precisamos dar um basta nesse tipo de violação de direitos, principalmente quando essa violência parte de entes que deveria proteger estes direitos. Somos parte de uma instituição solidária e atuante na defesa de prerrogativas profissionais. Temos hoje aqui em nossa sede a presidente da Seccional da OAB-BA, Dra. Daniela Borges, nos abraçando e acolhendo nossa indignação diante da violência sofrida. Nossa sociedade não suporta mais preconceitos, racismos ou violações de direitos básicos da cidadania! Somos uma força nacional respeitável, mais de um milhão de advogados estão, neste momento, se sentido agredidos, pois, quando se agride ou se viola o direito de um advogado, estão atingindo toda a advocacia brasileira. Continuaremos atuando nos canais competentes para denunciar e coibir esta prática descabida de alguns membros da valorosa Polícia Militar. Deixo aqui meu repúdio e indignação diante do ocorrido.” Finalizou o presidente da OAB Subseção de Ilhéus, Dr. Jacson Cupertino.