Na reunião da Associação de Bariátrica De Ilhéus e Região – ABIR desta quarta-feira (13), a presidente da instituição, Laudicea Carvalho, anunciou o nome de mais dez associados que serão encaminhados para a primeira consulta médica com o Dr. Nilson Ribeiro, antes da realização da cirurgia bariátrica.
A emoção deu a tônica do momento, já que a primeira consulta é um momento muito esperado e só acontece após a realização de uma bateria completa de exames, além do cumprimento de diversos protocolos definidos por uma equipe multidisciplinar que inclui psicóloga, nutricionista, enfermeira, entre outros profissionais.
As cirurgias bariátricas vêm sendo realizadas no Hospital de Ilhéus, através de convenio firmado com a prefeitura municipal de Ilhéus e na ONG de Itabuna que tem à frente o Dr. Fabricio Messias.
De acordo com Laudicea Carvalho, “o momento é de extrema gratidão, pois esse é o fruto de um trabalho árduo que iniciamos em 2019 juntamente com meu filho, hoje Vereador, Kaique Souza, e tem devolvido saúde, autoestima, qualidade de vida a tantas pessoas acometidas pela obesidade”.
O procedimento cirúrgico vem sendo realizado de forma gratuita via SUS, graças à parceria com Deputado Federal Jorge Solla, que já destinou ao município mais de 350 mil reais, via emenda parlamentar, para o custeio das cirurgias.
Na ocasião os associados receberam ainda a Educadora Física, Mirele Carvalho, ministrou uma palestra acerca dos diversos benefícios do exercício físico para saúde e qualidade de vida no pré e pós operatório.
A Abir conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, do Deputado Federal Jorge Solla, da primeira dama Soane Galvão que acompanha esse trabalho desde 2019 e do Vereador Kaique Souza que fundou a instituição com sua mãe Laudicea Carvalho, amém da diretoria e associados. Nova reunião será realizada em agosto.