Por falta de organização no organograma do futebol amador, Ilhéus está fora do Campeonato Intermunicipal 2022, considerada a maior competição de futebol não profissional do país.
A notícia desagradou diversos desportistas e torcedores da Seleção de Futebol Ilheense,, que sonhavam com a retomada dos trabalhos esportivos no município após o pior momento da pandemia do Coronavírus.
O último ano que aconteceu a competição foi em 2019, quando, logo após veio a Covid-19, paralisando todos os eventos que geravam aglomerações. Durante este período, que foi de quase três anos, diversas prefeituras aproveitaram o tempo de paralisação no futebol e nos mais diversos esportes para realizar investimentos ou até mesmo ampliar ou realizar intervenções necessárias nos equipamentos públicos de cada município.
Além de Ilhéus, a cidade de Itabuna também deixou de participar do Campeonato, ficando, literalmente, um vazio para os amantes do esporte e a imprensa em geral, principalmente nos finais de semana.
A competição se chamará Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes 2022, e terá início no próximo dia 31 de julho, na cidade de Itamaraju que disputará com a seleção de Eunápolis.