A defesa das florestas tem de ser uma luta de todos e todas, o cuidado com a casa comum que é o nosso planeta precisa estar na pauta de todos os governos estaduais e federal como prioridade absoluta e a perseguição aos guardiões das Florestas combatida.
Infelizmente o sinal verde acionado pelo governo federal tem sido um estímulo à violência no campo e de modo especial as lideranças quilombolas e indígenas.
Nessa guerra insana contra os guardiões das florestas está a perseguição ao Cacique Babau Tupinambá, da Serra do Padeiro em Buerarema, Babau é uma das maiores lideranças do Brasil na luta em defesa dos Povos Indígenas, sua competência na gestão tem virado uma referência para muitas outras Aldeias, inclusive para grandes empresários.
Transformar Babau em “bandido” tem sido a tática mais usada por grandes latifundiários, que como sempre, elege o rótulo como maior expressão dos covardes para evitar o debate, transformar heróis em bandidos e vice versa está na vasta literatura da história das lutas por justiça e direitos em nosso país. Convido a todos e todas as militantes dos Direitos Humanos, para implementar uma grande campanha em DEFESA DA VIDA DE BABAU como nosso grande guardião das florestas. Esta campanha terá a frente o MUPOIBA e não tenho dúvida será abraçada por todas as organizações indígenas e dos movimentos sociais do Brasil.
Estivemos na última terça-feira (26) na Serra do Padeiro com Babau e seus liderados ouvindo os graves relatos de covardia contra o mesmo e outras lideranças que estão ao seu lado.
Presentes a visita Dr. Vladimir Correia DPU, Sirlene Assis Ouvidora da DPE, Dr. Leonardo Couto Salles DPE de Ilhéus, Dra Luanna Ramalho DPE Itabuna, Jerry Matalawê SJDHDS, Agnaldo Pataxó-Hãhãhãe MUPOIBA, a antropóloga Sheila Brasileiro, que representou o procurador do Ministério Público Federal Ramiro Rockenbach de Almeida vereadores e o presidente da câmara de Una e demais lideranças.
Texto e fotos: ASCOM Yulo Oiticica.