Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Não é necessário esperar 24 horas para registro de desaparecidos

O registro é imediato.

Muitas pessoas acham que só podem registrar o desaparecimento de um familiar após 24 horas, e isso não é verdade. Para esclarecer sobre o assunto, o jornalismo investigativo do Site Fábio Roberto Notícias buscou informações sobre o assunto.

Para comunicar o desaparecimento de alguém não é preciso esperar 24 horas. A orientação é procurar a delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que a ausência incomum da pessoa for percebida. Por exemplo, se a pessoa costuma chegar em um determinado horário e não apareceu e nem avisou sobre atraso, o boletim de ocorrência pode ser registrado.

Contudo, tem sido comum encontrar agentes, investigadores e delegados que orientam a família a aguardar 24 horas antes de apresentar a ocorrência. Cabe ressaltar que a recusa da autoridade policial em registrar o Boletim de Ocorrência e realizar as buscas, é tipificada como Crime de Prevaricação.

Importa ressaltar que para registrar o desaparecimento na Delegacia, o cidadão deve levar a própria identidade, além do documento de identificação e foto do desaparecido, no caso de impossibilidade de levar essa documentação, a ocorrência é realizada da mesma forma, desde que as informações prestadas estejam corretas. Fotos da pessoa, número de telefone celular e as redes sociais também auxiliam nas investigações.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também