Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Nova pesquisa aponta baixo efeito da campanha na TV para alavancar Jerônimo

Jerônimo busca sustentação nas fitas dos Santos.

O resultado da nova pesquisa do Instituto Paraná, encomendada pelo Site Bahia Notícias, revela que a principal aposta do PT para impulsionar o candidato do partido a governador, a propaganda eleitoral na televisão, surtiu efeito praticamente nulo sobre o desempenho de Jerônimo Rodrigues. Embora tenha oscilado positivamente de 21,5% dos votos válidos para 23,39%, em comparação com o levantamento realizado em agosto, o crescimento do petista ficou abaixo da margem de erro, estimada em 2,5 pontos percentuais. Mesmo que o índice atribuído a Jerônimo seja 100% exato, 1,89 ponto a mais é irrisório para quem esperava deslanchar após quase duas semanas de campanha na TV.

A sondagem mostra ainda que parte da oscilação de Jerônimo na conta de votos válidos se deve à queda na taxa de brancos, nulos e indecisos. Em agosto, eram 15,7%. Agora, são 11,7%. Contudo, ele só conseguiu absorver menos da metade dos quatro pontos de diferença.

A única mudança significativa apontada pelo Instituto Paraná na disputa para governador diz respeito à pesquisa espontânea, capaz de medir com alta precisão o número de votos consolidados. Nesse cenário, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) avançou aproximadamente cinco pontos. De 24,2% pulou para 29%, em relação aos dados de agosto. Jerônimo, que tinha 9,6%, aparece com 11,2%. Ou seja, variou novamente dentro da margem de erro. O que indica o naufrágio do petista na tentativa de capturar eleitores de Neto, que permanece acima de 60% dos votos válidos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também