Trabalhadores da construção civil pertencentes à empresa SMGM Construções, na zona sul de Ilhéus, denunciaram a comida de má qualidade servida pela própria empresa, durante o almoço desta terça-feira (13).
Em contato com o Site Fábio Roberto Notícias, um dos trabalhadores disse que chegou a se alimentar, mas cerca de 1h30 depois, apresentou fortes dores no abdômen e na região da cabeça, porém continuou trabalhando normalmente, até o fim do expediente.
Eles afirmam que a má qualidade da comida sempre foi motivo de reclamação na Empresa. Por conta disso, os trabalhadores vêm tentando que a SMGM forneça o ticket-alimentação, mas a empresa ainda não se manifestou, como também os trabalhadores lamentam a ausência do sindicato no canteiro de obras.
As reclamações giram em torno da comida com a carne queimada, arroz sem gosto, feijão azedo e duro e a salada com cheiro desagradável. “O que vem acontecendo conosco é um atentado à saúde e à vida do trabalhador, patrocinado exclusivamente pela própria empresa. Apelamos ao nosso sindicato, ministério público do trabalho e a própria justiça do trabalho providências urgentes”, desafaba um dos funcionários.
O esquema de alimentação deve ser orientado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), conforme determina a Lei 6.321/1976. As regras especificam sobre o local onde a refeição dos funcionários deve ser servida, além da obrigação de contratar nutricionistas quando o alimento for preparado dentro da cozinha da própria empresa.
Vídeo: