Depois de uma semana em Salvador, onde manteve contatos com lideranças comunitárias e religiosas em diversos bairros da capital, o candidato a deputado estadual pelo PTB Fred Gedeon III (14.121) programou para esta semana uma série de visitas aos municípios do Sul e Sudoeste da Bahia. Nesta semana ele visitou Santo Amaro e Gandu, devendo se deslocar para Jitaúna, Itagi e Jequié, tendo também confirmado sua participação num debate em Ilhéus, com candidatos no Momento Político que promovido no próximo sábado (24), à tarde pela Faculdade de Ilhéus e Faculdade Madre Thaís.
No evento, o candidato vai apresentar um perfil do seu histórico pessoal, bem como as atividades como produtor rural, advogado e ambientalista. Fred Gedeon também falará da sua experiência como vereador em Ilhéus e como administrador de Olivença. Ele participou em1969 de um filme americano Capitães de Areia ( Sandpit Generals), de Hall Barlett, que também dirigiu Fernão Capelo Gaivota, considerado um clássico da contracultura. Ainda na área cultural, Fred participou também de um musical quando frequentava o High School (ensino médio) nos Estados Unidos e interpretou Pedro Álvares Cabral, no Auto do Descobrimento, de Jorge Araújo, que foi encenado pela Uesc nos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Na segunda parte do debate, o candidato terá cinco minutos para apresentar a sua plataforma de campanha que vem sendo intensificada no corpo a corpo junto aos eleitores. O candidato vai explicar que a sua candidatura é resultado de uma convocação de amigos preocupados com a falta de representatividade política no Sul da Bahia na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.
Entre as prioridades estão a defesa da retomada do desenvolvimento da economia regional tendo como base o cacau e a agricultura, que são o principal motor da maioria dos municípios, que também carecem de atenção em termos de infraestrutura e de politicas públicas para a educação, saúde, esporte, cultura e turismo. Ele defende o fortalecimento da Ceplac, com a retomada da assistência técnica aos produtores da região e a venda do patrimônio do extinto Instituto de Cacau da Bahia para criação de um fundo visando a redução do endividamento dos produtores de cacau uma consequência da vassoura de bruxa, praga que foi introduzida de forma criminosa na região cacaueira.
Texto e fotos: ASCOM Fred Gedeon.