Os profissionais de enfermagem e técnicos de Ilhéus vão paralisar suas atividades por 24h, nesta quarta-feira, 21, após o STF suspender o piso salarial aprovado no Congresso Nacional.
A votação no STF encerrou na sexta-feira (16), por sete a quatro pela suspensão do piso. Em votação virtual, os ministros da Corte atenderam ao pedido da liminar feito pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) para que o piso não fosse pago até que se definissem fontes de recursos financeiros. As entidades de saúde alegam que não têm condições de pagar o piso nacional da enfermagem
Com a paralisação de advertência, os serviços de saúde do Município serão afetados durante todo o dia, mas respeitando o limite de 30% do efetivo operacional no ambulatório e administrativo, 50% em unidades de internação, hospital dia e cirurgias eletivas, além de atuar com 100% da equipe nos setores do PA, UTI, SEMIUTI, quimioterapia, oncologia e assistência para casos de urgência e emergência.
A programação do ato inicia com concentração, às 9h, na Praça da Catedral. O objetivo nessa primeira etapa é informar os presentes sobre a lei vetada pelo STF e o piso salarial da categoria.