Moradores da Avenida Princesa Isabel, na localidade conhecida como Santa Inês, em Ilhéus, realizaram protesto na tarde da última segunda-feira na porta do fórum Epaminondas Berbert de de Castro. O grupo afirmou que a manifestação foi por causa das ações violentas por parte de policiais militares nas últimas semanas na comunidade.
Ao repórter do Site Fábio Roberto Notícias eles relataram que no dia 30 de outubro, durante eleição do turno, PMs a bordo de várias viaturas e fortemente armados, ocuparam a comunidade e, durante a ação, um homem foi morto e outro baleado e encaminhado para o Hospital Costa do Cacau. Na época da suposta operação, a família do homem morto disse que, mesmo se rendendo com as mãos para cima, a polícia atirou indo a óbito no local.
Indignados com o possível excesso da força policial, os moradores protestaram, porém foram repreendidos com bombas de efeito moral, spray de pimenta e até agredidos, inclusive, com registro de boletim de ocorrência, exame de corpo de delito e denúncia na sede do policiamento regional (CPRSul).
“Não somos contra de hipótese alguma, o trabalho da polícia militar ou de qualquer outro órgão de segurança pública, até porque é dever do estado garantir a segurança de todos, contudo, o objetivo do movimento é para repudiar a forma truculenta pela qual a comunidade vem sendo tratada por homens e mulheres da nossa briosa polícia militar da Bahia”, destaca uma moradora.
O protesto silencioso e pacífico foi encerrado na porta do Ministério Público, na Cidade Nova, que usando faixas e cartazes, os moradores ainda sobressaltados pediram justiça, rigor nas investigações e punição dos envolvidos.
Vídeo: