A geração de empregos no sul da Bahia tem sido desigual nas duas principais cidades. Em Itabuna, o saldo de outubro foi de 45 novas vagas, menor que o do mês anterior, que tinha ficado em 49. Já Ilhéus superou a perda de 16 postos de trabalho em setembro para criar 245 no mês passado.
Em Itabuna, a agropecuária só abriu uma vaga e os serviços todo o restante, 125. Os outros setores foram negativos. A maior perda aconteceu no comércio, fechando 66 postos de trabalho, seguido da indústria com menos 10 e da construção com menos um.
Já Ilhéus teve três setores positivos, liderados por serviços, com a criação de 216 empregos, depois o comércio com 48 e a construção com oito. A agropecuária perdeu 12 vagas e a indústria outros 15. Já na Bahia o único negativo foi a construção, eliminando 1.250 vagas em outubro.
As vagas em Ilhéus foram para o público de 18 até 38 anos, com médio completo para a maioria e superior para os mais velhos. Já Itabuna mostrou uma situação mais complexa, com abertura de vagas para pessoas de 18 a 24 anos e muita perda para os de 30 a 39.
Informações de A Região.