Executada pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior (SEAPI), a manutenção das estradas vicinais de Ilhéus segue a todo vapor para garantir aos moradores, produtores e trabalhadores rurais condições adequadas de trafegabilidade. No último domingo (12), as equipes concluíram o trabalho emergencial de recuperação da estrada que dá acesso ao distrito de Rio do Braço.
Os serviços consistem, em sua maioria, no corte do solo de má qualidade (patrolamento); aplicação de solo adequado (encascalhamento); aplicação de rolo compactador e drenagem de águas pluviais. O cronograma de ações já atendeu as comunidades de Banco do Pedro, Tibina, Aderno, Retiro, Ponta da Tulha, Mamoã e Coutos. Nesta etapa, as equipes estão concentradas nas regiões de acesso aos distritos de Santo Antônio, Lagoa Encantada e Japu.
Os moradores de Aritaguá, Sambaituba, Vila Olímpio, Carobeira, Maria Jape e Sapucaeira também serão beneficiados. A SEAPI explica que os trabalhos realizados na zona rural atendem às localidades que precisam de reparos emergenciais, de acordo com a necessidade apresentada.
Conforme esclarece a pasta, o objetivo da gestão do prefeito Mário Alexandre é manter as vias rurais em boas condições de tráfego, embora não seja possível atender todas as solicitações de forma simultânea. Ressalta-se que o município possui mais de mil quilômetros de estradas vicinais.
O trabalho tem sido constante em várias regiões, com utilização de motoniveladora, retroescavadeira, caçambas, carro pipa e rolo compactador. As medidas são tomadas de forma célere, visando mitigar os prejuízos provocados pelas fortes chuvas, registradas no final do ano passado.
Os temporais causaram erosões, buracos e atoleiros, dificultando o deslocamento da população residente nas comunidades rurais. A Prefeitura de Ilhéus reitera que a manutenção viária é feita constantemente na cidade, seja com aplicação de asfalto, seja por meio de patrolamento.
Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), a SEAPI está elaborando um projeto de captação de recursos junto ao Governo Federal para recuperação dos trechos mais críticos.