Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Bomba! Carta Aberta dos enfermeiros de Ilhéus à sociedade

Profissionais de saúde denunciam séc. de saúde.

Povo de Ilhéus / Trabalhadores e Trabalhadoras de enfermagem / Servidores públicos de Ilhéus

Em meio a Conferência Municipal de Saúde de cujo tema é “GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA estamos vivendo um flagelo que tem se espalhado de forma vergonhosa pelo serviço púbico da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus: O ABUSO DE PODER E O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO!!

O momento da Conferência é o momento de ouvir a população, os trabalhadores e trabalhadoras e todos os envolvidos nos serviços de saúde para que possamos pensar a Ilhéus que temos e a Ilhéus que queremos e eis o que tem acontecido em nossa cidade: retiram de forma compulsória os profissionais dos postos de saúde, desmantelando o SUS, desorganizando o sistema…

Lamentavelmente, muitos profissionais, que por décadas de suas vidas vem cuidando da saúde do povo nos vários postos de saúde, espalhados pelo território desta cidade, ESTÃO SENDO CHAMADOS PARA CERTAS “REUNIÕES” NA SECRETARIA DE SAÚDE E LÁ SÃO OBRIGADOS A MUDAR DE LOCAL DE TRABALHO… É bem verdade, que vocês já devem ter percebido o sumiço de enfermeiras e técnicos de enfermagem dos Postos de Saúde principalmente nos turnos vespertinos…

E diante desta situação de “sumiço” vocês poderiam se perguntar: E PRA ONDE ESTÃO MANDANDO ESTES PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE FORAM CAPACITADOS NOS DIVERSOS PROGRAMAS DE SAÚDE PARA O ATENDIMENTO DAS GESTANTES, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS DOS BAIRROS DE ILHÉUS ?

Esses profissionais receberam uma ORDEM EXPRESSA para mudar de local de trabalho, sem justificativa, sem explicação nenhuma…simplesmente estavam em um posto de saúde de um determinado bairro realizando suas atividades de acordo com o concurso que fizeram  e de repente foram  retirados do seu posto de trabalho …E O QUE ACONTECE COM AQUELE POSTO? Aquele posto fica sem o profissional… ESTÁ CERTO ISSO?

A máquina pública não tem como funcionar sem recursos humanos em quantidade suficiente e capacitada para realizar a assistência que a população merece por direito, garantido pelo Sistema Único de Saúde. Portanto, outra grande preocupação perpassa os nossos pensamentos porque diante da situação, a população fica exposta a uma baixa qualidade da assistência à saúde e infelizmente a gestão se nega a enxergar esse momento. Onde iremos chegar? A população não merece pagar esse preço.

Se um trabalhador reclama faz qualquer solicitação para ter condições mínimas de trabalho, ele é retirado do seu local de trabalho, prejudicando assim o trabalhador e a população que passa a não ter o serviço desempenhado por este profissional.

E O QUE VAMOS FAZER? NÃO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS. 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO CHAMA-SE ABUSO DE PODER E FALTA DE COMPROMISSO 

COM A SAÚDE  DA POPULAÇÃO.

DENUNCIE!

[email protected] / Ouvidoria do Sus Bahia 08002840011 / Ministério do Trabalho.

MOVIMENTO VALORIZA ENFERMAGEM ILHÉUS/ ASSENI


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também