A tradicional festa de São Sebastião, anualmente celebrada na cidade de Una/Ba, foi tema de um documentário produzido por um aluno do curso de Produção Cultural da Universidade Federal do Sul da Bahia (USFB).
O blogueiro, dançarino e produtor cultural, Leo Novais, apostou na força cultural presente no povoado de Comandatuba, para cumprir uma atividade da matéria de Histórias das Manifestações Artístico-Culturais do Sul da Bahia, ministrada pela professora Cynthia de Cássia.
“Por estar morando em Comandatuba e gostar da festa do padroeiro daqui, escolhi esse tema, pois entendo que quanto mais estamos familiarizados com a cultura de um povo, mais realidade podemos reportar em um documentário sobre suas crenças e costumes”, disse Novais.
Entre os desafios para produção do documentário, o estudante chama a atenção sobre a dificuldade de acesso ao acervo da cidade. “Não foi fácil obter acesso aos registros antigos da cidade. Para se ter noção, pouquíssimas pessoas sabem como foi a escolha do padroeiro, o porquê de São Sebastião ser o padroeiro de Comandatuba”, argumenta Novais, ressaltando a participação do senhor Itamar, morador antigo, que permitiu com que o documentário relatasse com excelência a tradicional festa da cidade.
O baixo recurso e a dificuldade de obter informação não foram empecilhos para que o documentário alcançasse a nota máxima e o reconhecimento da professora que não poupou elogios ao trabalho executado.“Com uma produção de excelência, com sensibilidade e técnica, o documentário conseguiu reunir pesquisa histórica, depoimentos significativos, relatos de fé, narrando poéticas da vida religiosa e festiva de moradores e moradas de Comandatuba. O documentário, em minha opinião, é uma verdadeira celebração dedicada a São Sebastião e à comunidade local!” disse Cynthia.
O documentário também agradou a critica. Para a jornalista, Caliana Mesquita, o registro cultural precisa ser uma pratica constante em territórios de identidade. “O sul da Bahia possui um forte apelo cultural e religioso, me agrada acompanhar produções feitas por jovens talentos que transmitem com sensibilidade a força que tem a cultura regional”, comentou Caliana, que também é socia fundadora e atual diretora de jornalismo da TVCacau.
O documentário teve a produção audiovisual feita por Max Photografia, direção e roteiro por Léo Novais. Você pode conferir na página oficial de Leo Novais no YouTube.
Vídeo: