Nesta quinta-feira, 31, os servidores da Secretaria de Educação do município de Itacaré no Sul da Bahia, paralisaram as atividades em busca de reajuste salarial. O ato contou com a participação dos professores e os Técnicos Administrativos em Educação das escolas municipais. De acordo com o Sindicato dos Profissionais da Educação, o objetivo da mobilização, foi o repasse salarial do piso do magistério e o plano de carreira dos profissionais da educação. Durante a paralisação, os servidores percorreram as principais vias do centro se mobilizando contra o descaso da gestão do prefeito Antônio de Anisio.
De acordo com os servidores, a gestão da municipalidade não recebe o sindicato a quase três anos e não senta para negociar com a categoria as questões pendentes. Entretanto, até o ano passado o salário estava dentro do teto nacional.
O Ministério da Educação (MEC) homologou no dia 17 de janeiro de 2023, através da Portaria nº 17, de 16 de janeiro de 2023, publicada no Diário Oficial da União, o reajuste de 14,95% do piso nacional dos profissionais do magistério da educação básica, que passa de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.