O Ministério da Saúde divulgou na última quarta-feira (24), o resultado do 1° quadrimestre do Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde dos meses de Janeiro, Faveiro, Março e Abril de 2023.
De acordo com o levantamento, a cidade de Ilhéus ficou em 417º lugar em todo a Bahia, com as piores condições na atenção básica de saúde pública. O município baiano com melhor resultado do Previne Brasil é Guajeru, na região sudoeste do Estado.
Em Ilhéus, a má gestão já entrega prejuízos a população, a exemplos, a falta de médicos em diversas unidades de saúde, ausência de insumos básicos, muitos pontos de saúde sem vacinadores, sem falar do sofrimento, humilhação e desprezo, onde o cidadão precisa dormir no chão da rua para aventurar uma senha.
Os municípios mais bem colocados serão beneficiados com recursos da União para custeio das ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária. Esses recursos fazem parte do Previne Brasil, um modelo de Incentivo Financeiro de Custeio, destinados aos municípios que alcançarem as metas dos indicadores do pagamento por desempenho do programa. Os recursos servirão para o custeio da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nas unidades de saúde de cada município.