Foi notório o avanço que o prefeito Marão fez na rede de urgência de Ilhéus, articulando junto ao Governo do Estado a chegada dos hospitais Costa do Cacau e Materno-Infantil, além da UPA da Avenida Esperança, que recentemente completou um ano de funcionamento com cerca de 100 mil atendimentos realizados.
Com esses instrumentos, Ilhéus se tornou referência hospitalar para toda uma região, adquirindo serviços antes oferecidos apenas em grandes centros, como cirurgias cardíacas, cateterismos, cirurgias vasculares, cirurgias ortopédicas especializadas, parto de alto risco, UTI Neonatal e Pediátrica. Diante desse cenário, o prefeito vem dando seguimento à ampliação e reestruturação da Atenção Básica.
No seu governo já foram construídas diversas unidades de saúde, a exemplo da UBS Olivença, UBS Avenida Esperança, UBS Santa Princesa Isabel, ESF Iguape e ESF Nelson Costa, além da reforma das unidades do Vilela (Estratégias Saúde da Família I, II, III e IV), Barra, Nossa Senhora da Vitória, UBS Iguape, Ribeira das Pedras, Castelo Novo e Nelson Costa.
Segundo André Cezário, titular da Secretaria de Saúde (Sesau), “a orientação do prefeito é requalificar todas as unidades do município e ampliar os serviços. Ainda existem fragilidades, porém é nítida a evolução, por meio da contratação de médicos, que atuam em todas as unidades cadastradas, aumentando a oferta de exames e reforçando a distribuição de medicamentos”, afirmou o secretário.
No bairro da Conquista, a população não tinha acesso a serviços odontológicos. Dentista somente na Princesa Isabel, além de outros serviços, e hoje, a comunidade já conta com um posto totalmente reestruturado e atuação de duas equipes. Do mesmo modo, a UBS do Iguape recebeu uma sala de vacina, farmácia e atendimento odontológico, serviços que não eram ofertados, assistindo a população do bairro e das imediações da unidade.
Na semana passada, a Saúde de Ilhéus obteve mais uma vitória. O Ministério da Saúde (MS) homologou 11 das 16 equipes de saúde da Atenção Primária que aguardavam o processo. Essas equipes haviam sido cadastradas há mais de três anos, porém, à época, o MS não priorizou o avanço da Atenção Básica dos municípios, e reduziu, inclusive, recursos em todo o Brasil. Todavia, o prefeito Marão manteve, com recursos próprios, o funcionamento dessas unidades.
Com essas novas equipes, os atendimentos passam a ser contabilizados e os índices tendem a melhorar nos próximos quadrimestres. Ilhéus também está prestes a receber a Unidade Básica de Saúde que fica na entrada do Hospital Costa do Cacau, que atenderá a demanda de toda aquela região.
Assim, a entrega do estabelecimento de saúde à comunidade fortalece o compromisso da atual gestão em priorizar a Atenção Básica no município, por meio de reformas e realizações que asseguram atendimento de qualidade. Ademais, está em fase de licitação as novas unidades do CSU, Vilela e Nossa Senhora da Vitória e a aprovação para construção de duas unidades no bairro do Salobrinho.