Nesta quinta-feira (29), enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau realizaram protesto na entrada principal do Hospital, para marcar o primeiro dia de greve por tempo indeterminado em defesa do piso salarial, aprovado por meio da Lei 14.434/2022. Com apoio de uma ambulância do SAMU 192 os profissionais em saúde fizeram um apitaço e carregando bolas brancas, pediram a implantação do Piso Salarial.
A atividade, que faz parte de uma mobilização nacional, tem o objetivo de protestar contra a tentativa de “desconfiguração” da Lei do Piso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pressionar o governo federal em agilizar os repasses das verbas para o pagamento do piso.
“Depois da pandemia da Covid-19, quando inúmeros colegas foram mortos no combate ao vírus, toda a sociedade reconhece na enfermagem como verdadeiros heróis e heroínas. Enquanto isso, apesar da aprovação da lei do piso da enfermagem, juízes do Supremo Tribunal Federal, os patrões do setor privado, prefeitos e governadores tentam impedir a tão sonhada valorização através do salário digno aos trabalhadores. Não nos curvaremos. Seguiremos firmes na luta até que a lei seja efetiva”, defendeu uma enfermeira no movimento.
Vídeo: