Funcionários de variados setores do Hospital São José, na querida Ilhéus, passaram o aniversário da Cidade sem um conto no bolso. Tudo porque, o departamento financeiro da Instituição pertencente à Santa Casa de Misericórdia, segue descumprimento às obrigações trabalhistas, com sucessivos atrasos de salário.
Conforme relatos de funcionários à reportagem do FRN, dos três meses em aberto, a provedoria pagou apenas o mês de abril, restando maio e junho. “Quem se ousa cobrar o pagamento, teme sofrer perseguição, advertência ou até mesmo demissão. Nós, aqui, trabalhamos e cumprimos com os nossos deveres e obrigações, mas o problema de atraso de salário passa de gestão a gestão e nenhuma providência e feita. Cadê o Ministério Público do trabalho e Justiça do Trabalho? Nos socorra, por favor!” Descreve uma enfermeira angustiada.
O São José, além de receber o maior volume de dinheiro dos planos de saúde, principalmente Unimed, seu cliente Master, tem convênios com a prefeitura de Ilhéus, governo do estado e o SUS.
De maneira independente e coletiva, os trabalhadores seguem pacientemente, aguardando posicionamento do Hospital, a fim de evitar a descontinuidade no atendimento.