Índios da Tribo Tupinambás de Olivença ocuparam a sede do Centro Administrativo Municipal, no bairro da Conquista, nesta segunda-feira (10). Os indígenas fecharam a pista de acesso a duplicação da zona sul de Ilhéus e, em seguida, marcharam até o Centro Administrativo, onde estão acampados desde às 12h30.
“Estamos há mais de 8 anos clamando por melhorias na estrada de Sapucaeira e há 15 dias sem transporte público. A situação de abandono provocada pela prefeitura está gerando dificuldade a nossa produção, alguns já estão passando fome por não conseguir fazer feira, além das escolas sem aulas, prejudicando o ano letivo dos alunos e o aprendizado. Se alguém adoecer não tem como prestar socorro, pois o principal transporte e o ônibus, porque o socorro do SAMU não vai até a comunidade”, relata um dos indígenas acampado da sede da prefeitura.
Eles afirmam que já foram feitos vários protestos e só fica na promessa da equipe do prefeito Mário Alexandre. Indignados, os índios e suas famílias deixaram claro que só irão desocupar a sede do governo municipal, caso a prefeitura se comprometa por escrito atender às reinvindicações do grupo.
Depois do protesto na zona sul, os representantes da prefeitura fizeram uma reunião às pressas, garantindo aos índios melhorias na pavimentação, com a colocação de cascalho e demais implemento para a pavimentação. Em relação aos ônibus, foi marcada uma reunião na manhã desta terça-feira (11) entre os representantes da Viametro e São Miguel, SUTRAM e comunidade.
Vídeo: