Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Operação Águia de Haia! Irmã Angela Souza a um passo da condenação

Nessa quinta-feira, dia 27 de julho, a ação criminal envolvendo a ex-deputada Angela Souza, mãe do atual prefeito de Ilhéus, Marão, teve uma reviravolta dramática. Souza foi intimada pela Justiça Federal a responder às acusações que lhe foram imputadas em meio à operação Águia de Haia, um caso que tem mantido os cidadãos de Ilhéus em constante suspense.

De acordo com o despacho da 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia, a ação penal 0035471-42.2019.4.01.3300, a ex-deputada e outros foram intimados a apresentar uma resposta às acusações dentro de um prazo de 10 dias. O juiz federal Fábio Moreira Ramiro, autor do despacho, solicita que a resposta seja apresentada pelos advogados de defesa de Angela Souza.

Este desenvolvimento ocorre após o acordo de delação premiada celebrado entre o Ministério Público Federal e Kells Belarmino Mendes e Fernanda Cristina Marcondes Camargo ter sido juntado ao processo.

A situação está se tornando cada vez mais tensa para a defesa de Souza. Caso a defesa apresentada não seja convincente, ela corre sério risco de condenação. De acordo com juristas ouvidos pela nossa redação, a situação da ex-deputada é delicada. “Neste caso, ela foi delatada. Ou ela delata também e é condenada com uma pena mais leve, ou será condenada mesmo se não delatar. Há meio que um beco sem saída para os advogados dela, dificilmente conseguirão contornar essa situação.”

De acordo com informações presentes na peça do Ministério Público Federal, a trama se adensa ainda mais. Os delatores afirmam que era repassado um percentual de 5% dos valores para Angela Souza. Essa porcentagem, supostamente, seria usada para aliciar outros prefeitos a participarem do esquema de corrupção.

O documento traz a luz um detalhe intrigante, descrevendo como a distribuição de recursos ilícitos ocorria. Em um trecho especificamente focado em Buerarema, os delatores afirmam que “ficou ajustado 30% para o prefeito, 5% para os deputados Ubaldino e Angela e a pedido do deputado Ubaldino era entregues somente à deputada Angela e mais 5% à José Bonifácio.”

Essas alegações, localizadas na página 18 do anexo, introduzem um novo nível de complexidade ao caso. Agora, os espectadores deste drama judicial aguardam ansiosamente para ver como Angela Souza responderá a essas acusações alarmantes.

Este caso, envolvendo uma figura política de tal importância, está sob os holofotes e mantém a cidade de Ilhéus em suspense. O desenrolar desta história certamente prenderá a atenção dos leitores à medida que aguardamos as próximas jogadas nesta partida de xadrez judicial.

Matéria de responsabilidade Site Bahiana Notícias 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também