Como forma de buscar alternativas, soluções e investimentos para o Porto de Ilhéus, garantindo a movimentação de cargas e a geração de emprego e renda, o vereador Augustão estará protocolando na Câmara Municipal a criação de uma comissão formada pelos mais diversos segmentos ligados aos trabalhadores, empresários e órgãos públicos e movimentos sociais. A iniciativa faz parte de uma das ações decididas durante a sessão especial proposta pelo vereador onde foi discutido sobre a movimentação de cargas no porto e estímulo a cabotagem.
O objetivo é chamar a atenção para os problemas enfrentados pelo Porto de Ilhéus, que corre o risco de fechar, além de criar um grande movimento em defesa do porto e marcar audiências com os governos federal e estadual para cobrar mais investimentos neste terminal portuários que tanto contribuiu com o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. A comissão terá o papel de buscar alternativas e convocar a todos para que façam parte dessa luta por mais investimentos, movimentação de cargas, dragagem e modernização do Porto de Ilhéus.
Além do vereador Augustão, representando a Câmara de Ilhéus, a comissão terá também representantes da Marinha do Brasil, Associação Comercial de Ilhéus, Colônia de Pesca Z-34, Sindicato dos Conferentes de Cargas e Descargas do Porto de Ilhéus, Sindicato dos Estivadores, empresas moageiras de cacau, Intermarítima, Prefeitura de Ilhéus e Codeba.