Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Augustão discute com moradores sobre o avanço do mar na zona norte de Ilhéus

Augustão propositor da reunião.

Representantes dos moradores das mais diversas comunidades da zona norte de Ilhéus se reuniram na tarde desta segunda-feira(09), na Câmara Municipal, com o vereador Augustão para discutir soluções para conter o avanço do mar nessas localidades. A proposta é elaborar um documento com fotos e vídeos mostrando a atual situação e cobrar dos governos federal, estadual e municipal providências imediatas para conter o avanço das águas, evitando mais prejuízos e destruição.

Durante a reunião os moradores relataram os problemas enfrentados pelas comunidades, denunciaram a destruição de casas, estabelecimentos comerciais e ruas inteiras e cobraram medidas urgentes para resolver o problema, evitando que novos acidentes sejam registrados. De acordo com os moradores, a cada ano a situação vem se agravando e nenhuma providência vem sendo tomada pelos poderes públicos.

O vereador Augustão esteve nos bairros da zona norte mais atingidos pelo avanço do mar, conversou com os moradores e estará elaborando junto com a comunidade um documento que será apresentado no dia 24 de outubro ao ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, mostrando a situação e as medidas que devem ser adotadas para resolver o problema.

E além da destruição das casas e ruas, tem ainda a situação das pedras colocadas para conter o avanço das águas que foram arrastadas pelas águas e o mar já está a cerca de dois metros da BA-001, na estrada Ilhéus-Itacaré, com um barranco que pode desabar a qualquer momento e provocar a interdição da pista.

No local o vereador também verificou irregularidades na construção dos espigões que deveriam conter o avanço do mar, mas que não foram concluídos. Tudo isso sem contar com os canos da Embasa que estão jorrando água nos barrancos próximos à pista, que podem aumentar a erosão e destruição da estrada. “A situação é grave e urgente e se não forem adotadas providências de imediato, os prejuízos serão cada vez maiores”, complementou Augustão.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também