Já há algum tempo vem sendo noticiado no jornalismo investigativo do Site Fábio Roberto Notícias sérias acusações a respeito de desvios de conduta do Vereador de Ilhéus Edvaldo Gomes (União Brasil), e que várias testemunhas já foram devidamente ouvidas pela promotora de justiça Alicia Passeggi.
As testemunhas confirmaram a existência de um esquema criminoso de rachadinha, onde assessores eram coagidos e devolver parte do salário e alguns nunca tiveram acesso sequer aos tickets alimentação que ficavam na mãos do vereador.
Dessa forma, após um tempo longo de investigação a sociedade ilheense se pergunta qual o motivo da demora do Ministério Público tomar uma posição a respeito do caso? Em Itabuna, o MP foi ágil, diligente, e obteve junto a justiça, o afastamento cautelar do vereador traquino.
Por outro lado, em eventual e necessário afastamento do vereador Edvaldo Gomes a bem do serviço público, a vaga será ocupada pelo advogado Diran Filho, que se diz preparado para lutar pelos interesses da população, sem defender qualquer que seja a coloração partidária.