Literalmente, a disputa eleitoral, que promete ser bastante acirrada, começou dentro do ninho do União Brasil, em Ilhéus. De um lado, o cantor, empresário e ex-candidato a deputado federal, Valderico Júnior, começou a buscar aprendizados de como funciona a administração pública, com figuras tarimbadas da política baiana, a exemplos do ex-prefeito de Salvador ACM Neto e do atual, Bruno Reis.
Entretanto, o ex-vereador e diretor médico do Hospital Vida, Drº Francisco Sampaio, também entrou na briga, cujo objetivo ser escolhido em consenso, como o nome do partido apoiado por ACM Neto, para concorrer na eleição municipal de 2024.
Enquanto Valderico se prepara didaticamente e conhecendo outros modelos de gestão administrativa, Sampaio é visto em aniversários, campeonatos de futebol, nas ruas, velórios, feiras emissoras de rádio e, principalmente, dentro do consultório do Hospital Vida, onde atua todos os dias exercendo a política humanitária da saúde.
Até o ano que vem muitas águas devem passar debaixo da ponte, inclusive, devendo ocorrer mudanças de partido ou até desistência para apoiar o candidato com chances de vencer a eleição.