Dados do boletim epidemiológico da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SESAB) indicam que a cidade de Uruçuca e mais 12 municípios estão em situação de epidemia grave para a doença. São eles: Botuporã, Porto Seguro, Camaçari, Rodelas, Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Gandu, Guanambi, Vitória da Conquista e Piripá.
A Secretaria Estadual de Saúde ainda informou que, no período no período de 1ª de janeiro a 16 de dezembro deste ano, foram notificados 47.629 casos prováveis de dengue no estado. O número é 33,2% maior que o registrado no mesmo período em 2022, quando foram contabilizados 35.769 casos.
O governo Moacyr Leite, além de ocultar a situação descontrolada para os munícipes, deixar de realizar, por meio dos agentes de endemias, estratégias para o combate e proliferação do mosquito.
Dentre os cuidados básicos de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue estão: evitar qualquer reservatório de água parada sem proteção nas residências, limpar quintais e varandas e instalar telas em portas e janelas ou usar repelentes na pele.