Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Ilhéus: três cirurgias bariátricas foram realizadas pela ABIR neste final de semana

Laudicéia Carvalho, presidente da ABIR.

Neste final de semana, a equipe do Dr. Nilson Ribeiro, realizou três cirurgias bariátricas, sendo que faltam 20 cirurgias que deverão ser feitas até antes do Carnaval, no Hospital de Ilhéus. Estas cirurgias só acontecem através um investimento de 600 mil reais, emenda do Deputado Federal Jorge Solla, a ABIR bariátricas, que desde que foi fundada totaliza 74 pacientes bariátricos operados.

Vereador Kaique Souza, fundou a ABIR quando viu sua mãe, Laudicéa Carvalho, com quase 184 kg e na iminência da morte, sem nenhum apoio ou possibilidade de cirurgia no SUS. Nesta quinta feira, a Diretoria de ABIR terá audiência com Secretária de Educação, conclusão da doação da Sede, antigo Colégio da Proa , em Ilhéus; recursos para colocação de Balões Gástricos e solicitação de recursos para cirurgia reparadora, dos que já foram operados e necessitam com urgência.

As três primeiras cirurgias foram realizadas na sexta, a partir daí, as próximas serão agendadas no decorrer do processo, com previsão de término até o carnaval, em meados de fevereiro. Serão realizadas as modalidades Sleeve e Bypass. A primeira é uma das técnicas mais utilizadas atualmente e consiste na remoção da parte esquerda do estômago, o que faz com que exista uma diminuição da sua capacidade para armazenar comida. Trata-se de uma técnica considerada restritiva e metabólica, em que o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros.

ABIR vem realizando sonhos e renovando esperanças de centenas de ilheenses

Com apoio do município e de políticos tanto do Estado, como da esfera nacional, conseguiram se estabelecer e atualmente, assistem a 416 associados e, com essas 23 cirurgias, realizarão 74 bariátricas desde o início de seus trabalhos, realizadas pelo Dr. Nilson Ribeiro. Além da colocação de nove Balões Gástricos Allurion,  produto importado, de última geração, indicado para pacientes com mais de 150 quilos, que precisam perder peso para a realização da cirurgia de redução de estômago. É uma técnica que não necessita de cirurgia e foi realizada, também no Hospital São José, em agosto de 2023, pela equipe do Dr. Marcelo Falcão, especialista na área, uma emenda de R$ 200 .000 ( duzentos mil reais) da Deputada Federal, Lidice da Mata

Utilidade pública

Além das conquistas que salvam vidas, como as 74 cirurgias bariátricas e os nove balões gástricos, a ABIR oferece todo o apoio necessário para os associados, em todo o processo, que começa muito antes do procedimento em si, a exemplo de psicólogo, reeducação alimentar e enfermagem. Hoje a Abir tem um Corpo Clinico de 8 profissionais além de apoio contábil e administrativo de 11 pessoas.

O Prefeito Mário Alexandre de imediato repassa as emendas do Deputado Solla preocupado com os obesos e a Deputada Estadual , Soane Galvão, desde inicio é parceira, lita por verba e ao lado do Deputado Solla , lutam pela sede da Abir desde junho de 2023.

E, pelo importante serviço prestado à sociedade, o município, através da Lei n.º 4.241/2023, de outubro de 2023, reconheceu a Associação como Utilidade Pública Municipal. E o pedido para o reconhecimento como Utilidade Pública Estadual já está tramitando na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), feito pela Deputada Estadual Soane Galvão, que também ao lado do Deputado Federal Jorge Solla lutam pela sede da Associação que já tramita no Governo do Estado e deverá ser no antigo Colégio da Proa.

Texto: ASCOM ABIR/Ilhéus.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também