A falta de higiene é descrita como um dos principais fatores de contágio por doenças infecciosas. E nos banheiros públicos, por exemplo, usados por muitas pessoas ao longo de um dia, os riscos são ainda maiores.
E o que dizer sobre a falta de higiene nos banheiros do SESP na Avenida Canavieiras, em Ilhéus, um claro atentado contra a saúde pública, diante do quadro crescente de dengue, COVID-19 e de outras contaminações.
Uma mulher acompanhada do esposo passou maior transtorno ao tentar usar o banheiro do Órgão. Nas imagens é possível perceber o rastro de abandono e as condições de limpeza inexistentes, para não dizer, nojentas. Fezes espalhadas pelo chão e nas bordas do vaso sanitário, piso bastante imundo, porta quebrada e quase sem água para dá descarga.
O problema na infraestrutura da casa de saúde não é mais novidade. Quem precisa tomar vacina ou realizar outro procedimento, vai ficar impedido de fazer suas necessidades fisiológicas por conta das condições degradantes e o risco de contrair doenças graves.
Vídeo: