Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Augustão anuncia que Codeba realizará licitação para dragagem do Porto de Ilhéus

Augustão em Brasília.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia(Codeba) estará publicando nesta quinta-feira(11) o edital do processo licitatório visando a realização da dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, na Câmara Municipal, pelo vereador Augustão, reafirmando que a obra, no valor de cerca de 25 milhões, faz parte de um compromisso firmado pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em audiência com a Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, em Brasília.

O vereador Augustão afirmou que esse serviço estará sendo realizado como fruto de uma audiência pública de sua autoria, aprovada por unanimidade pela Câmara, onde foi criada a Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, formada pelos mais diversos segmentos ligados ao porto. Em seguida a comissão solicitou uma audiência no Ministério dos Portos e Aeroportos para solicitar a dragagem de manutenção e de profundidade da área do terminal portuário.

A dragagem vai possibilitar que cargueiros de grande porte e os navios de turismo possam continuar atracando no Porto de Ilhéus, garantindo emprego, desenvolvimento, movimentando a economia regional e a gerando empregos nas mais diversas áreas. Durante a audiência com o ministro Sílvio Costa Filho, os representantes da Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, o vereador Augustão e o operador portuário Luisaldo Barreto, representando os sindicatos da orla portuária, entregaram um documento mostrando a situação do terminal portuário e destacando a necessidade imediata da dragagem.

Augustão informou ainda ao ministro Sílvio Costa Filho, na audiência em Brasília, que durante várias décadas o Porto de Ilhéus foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia da Bahia, gerando emprego, renda e movimentando a região. Ocorre que atualmente este terminal portuário enfrenta o grave problema do assoreamento e atravessa um dos momentos mais críticos de sua história, com sérios riscos de fechamento, o que provocará uma grave crise econômica em todo o sul da Bahia.

“A dragagem de manutenção já é uma vitória para Ilhéus e a região, mas vamos continuar lutando para garantir a dragagem de aprofundamento de toda a área em volta do porto para atrair navios cada vez maiores e assim movimentar ainda mais a economia regional”, adiantou Augustão.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também