O ilheense Manoel Carlos de Almeida Neto assumiu ontem o cargo de Ministro da Justiça substituto, no lugar do Ministro Ricardo Lewandowski que está em viagem internacional. Almeida Neto que esteve cotado para uma vaga no STF acabou assumindo a Secretaria Executiva do Ministério da Justiça, cargo que o coloca como substituto legal do titular da pasta.
Com doutorado e pós Doutorado pela USP, Neto é autor de vários livros na área de Direito Constitucional e recentemente tomou posse como membro da Academia de Letras de Ilhéus. A carreira profissional de Manoel Carlos se iniciou como procurador geral do município de Itacaré e professor de Direito Constitucional na UESC.
Ocupou também os cargos de secretário geral do TSE e do STF até ser convidado para ser o diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional. A trajetória de Manoel Carlos Neto orgulha os ilheenses, ainda mais que nos últimos 60 anos ele é o primeiro baiano a ocupar o cargo de Ministro da Justiça.
Em contato com o Site Fábio Roberto Notícias um familiar disse que a passagem de Neto como ministro substituto será discreta, como é o seu estilo.