Tem causado estranheza a alguns o fato de o União Brasil e Progressistas em Ilhéus fazerem parte do mesmo bloco político (frente de oposição) e em contra partida alguns posicionamentos do Presidente do União Brasil acerca de não ser candidato a Vice prefeito em eventual chapa, acaso o seu nome não reúna as melhores condições. Nesse caso, circulou na cidade a hipótese do União Brasil indicar a Presidente do União Brasil Mulher de Ilhéus, Dra. Luciana Paullet.
Luciana Paullet é advogada, empresária do ramo de hotelaria juntamente com seu esposo, atuante em causas sociais, já esteve à frente da Associação de Moradores do Savoia e possui grande capacidade agregadora, sendo uma das responsáveis pela condução do grupo denominado FRENTE AMPLA, que possui, até aqui, duas pré-candidaturas de muita relevância, quais sejam, Valderico Junior (UB) e Jabes (PP).
Como é dado como certo em Salvador o fato de UB e PP caminharem com apenas uma candidatura em todo o estado da Bahia, aqui em Ilhéus a situação não será diferente.
Dessa forma, foi apurado nos bastidores soteropolitanos que o Presidente de Ilhéus do UB, com a capilaridade que possui e o respaldo eleitoral do último processo político o conferiu, está planejando fortalecer sua caminhada Rumo a Câmara Federal em 2026, e para isso, indicaria a Vice em Ilhéus, que, certamente, seria uma fortíssima cabo eleitoral para o seu pleito em 2026, buscando, assim, ao mesmo tempo, construir sua caminhada política de maneira sólida e ter o respaldo partidário e estrutura da máquina pública de ilhéus trabalhando a seu favor.
Essa jogada de Mestre do jovem Valderico Junior surpreende a todos aqueles que pensam que o fato dele ser jovem e ainda não ter exercido nenhum cargo eletivo o faria pensar pequeno no processo político, rompendo compromissos partidários e jogando para o alto tudo aquilo que ele construiu de respaldo político e eleitoral até aqui.
De uma tacada só ele faria o UB ter a vice prefeita de Ilhéus, consolidaria o partido na cidade, elegeria ao menos 03 (três) vereadores que teriam a força da vice prefeita no processo municipal, e ainda pavimentaria a passos largos seu futuro político enquanto representante da Região na Câmara Federal, que está acéfala desde a eleição de Dr. Raimundo Veloso.
Há ainda, como forma de garantir a formação de um novo núcleo político unido, a integração de Augustão (PDT), que segundo apurado, seria o Deputado Estadual da Frente Ampla para buscar dar a Ilhéus e Região um representante verdadeiramente do Povo, forjado nas lutas sociais, em contraponto a atual deputada eleita pelo seu esposo.
Por fim, os três mencionados aqui são Pré-Candidatos e dialogam o futuro de Ilhéus em um projeto amplo. O cenário de análise com as informações apuradas parece atender a gregos e troianos, a medida em que os três atores políticos pavimentam seus caminhos de auxiliar uma construção de candidatura viável em 2024 mas também em 2026, e unidos, já há o sentimento popular que ganham a eleição na cidade de Ilhéus.
Texto: Esaquinho Bad Boy.